Prótese Dentária
Perder Dentes
Tipos de Prótese Dentária
Implante Dentário
Cuidados com a Prótese Dentária
Higiene Bucal
Fale Conosco
Mapa do Site





Tipos de Prótese Dentária
Tipos de prótese dentária.As próteses dentárias são muito importantes tanto pela estética quanto pela saúde bucal. Quando um dente está faltando, os dentes ao seu lado tendem a ocupar o espaço vago, provocando alterações na arcada dentária. Ocorre também a absorção pelo organismo do osso alveolar, onde ficam implantadas as raízes dos dentes. Isso causa problemas na mastigação e na fala, sem contar também a questão estética.


Para evitar que isso aconteça, é indicado o uso de próteses dentárias. Elas podem ser de vários tipos, dependendo do número de dentes perdidos e da forma de fixação. Saiba mais sobre cada uma delas:


Prótese Removível


As próteses removíveis são aquelas que podem ser retiradas diariamente pelo paciente. Essa característica traz vantagens quanto à higienização, já que podem ser desinfectadas facilmente no momento em que são retiradas. Elas costumam ser mais baratas do que as próteses fixas, mas, em contrapartida, tem um tempo de vida mais curto. Isso ocorre porque seu material é menos resistente e também porque as constantes alterações na boca demandam a mudança da prótese.


Os dentes utilizados nessas próteses costumam ser feitos em acrílico; eventualmente são utilizados dentes de porcelana. Estes últimos custam mais caro; porém, são mais resistentes e têm aparência mais natural. Por outro lado, caso se partam, sua reparação é mais difícil e também, por serem mais duros, provocam maior absorção do osso alveolar, onde ficam implantadas as raízes dos dentes.


As próteses removíveis estão divididas em dois tipos: parciais e totais.


Prótese Removível Parcial


São próteses que substituem um ou mais dentes. Podem ser feitas todas em acrílico ou ter uma parte metálica, o esqueleto. As primeiras são mais baratas e devem ter caráter temporário. Porém, devido à questões econômicas, é comum que sejam utilizadas por longos períodos.


Os moldes para as próteses são confeccionados a partir dos dentes permanentes. Ficam apoiadas nos tecidos moles ou, no caso das esqueléticas, nos dentes naturais vizinhos.


Prótese Removível Total


Mais conhecidas como dentaduras, as próteses totais são aquelas que substituem todos os dentes de uma arcada. Costumam ser feitas em acrílico.


Para manter-se na boca, apoiam-se nos tecidos moles e na estrutura óssea. Além disso, a língua, os músculos faciais e, no caso da arcada superior, o vácuo entre o céu da boca e a parte interna da prótese,ajudam na sua fixação.


Em pessoas que têm grande reabsorção do osso alveolar, a fixação desse tipo de prótese é muito difícil, sendo recomendado o uso de implantes.


Prótese fixa.Prótese Fixa


São aquelas que não podem ser removidas diariamente pelo paciente. Sua higienização é mais difícil, podendo ser limpas apenas pela escovação. Até o uso de fio dental é restrito em alguns casos.

Elas são indicadas principalmente no caso de pacientes que têm poucos dentes faltando. Apesar de mais caras do que as próteses removíveis, compensam na estética e na durabilidade.


Elas estão divididas entre coroas, pontes e prótese total suportada por implantes.


Coroas

As coroas são utilizadas quando existe uma parte remanescente do dente. Ela é cimentada nessa estrutura natural e busca reconstruir a coroa natural do dente. Existe também uma prótese chamada Coroa Richmond, usada quando o dente foi quase todo destruído, restando apenas a raiz. A prótese é fixada por uma extensão que entra na raiz pelo canal pulpar (canal do nervo).


Pontes


É uma restauração utilizada na substituição de um ou mais dentes. Ela tem esse nome, pois sua fixação é feita por um apoio nos dentes naturais vizinhos ao dente perdido.


Total apoiada em implantes


Hoje em dia, é possível fazer próteses totais, ou seja, de toda a arcada dentária, utilizando pontes ou coroas apoiadas em implantes. Mesmo que a pessoa não tenha dentes remanescentes, as próteses podem ser fixadas nos implantes.


Preço da Prótese Dentária:

 

O preço de uma prótese dentária varia muito. Quanto mais dentes forem necessários, mais cara será a prótese. Além disso, os valores variam de acordo com o material utilizado e o tipo de fixação. Implantes são sempre mais caros do que próteses removíveis, assim como as pontes são mais caras do que uma simples coroa. As próteses feitas de resina são mais econômicas do que aquelas em que os dentes são feitos de porcelana. O uso de metal também pode torná-las mais caras.

 

Perder Dentes   <<--  Tipos de Prótese Dentária  -->>  Implante Dentário