Prótese Dentária
Perder Dentes
Tipos de Prótese Dentária
Implante Dentário
Cuidados com a Prótese Dentária
Higiene Bucal
Fale Conosco
Mapa do Site





Cuidados com a Prótese Dentária
Cuidados com a prótese.É correto dormir de dentadura?


Apesar de ser um hábito comum entre os pacientes, dormir com a dentadura não é recomendado. É bom retirá-las durante a noite para que os tecidos da boca não fiquem constantemente sob a ação da prótese e de seus microrganismos. Além disso, essa prática diminui a estabilidade da prótese, já que a pessoa tende a retê-la pela ação muscular ou apertando os dentes por toda a noite, o que pode causar dor. O correto é armazená-la em um copo com água e bicarbonato de sódio ou produtos efervescentes próprios para a limpeza de próteses.


Como limpar uma dentadura?


Sempre que for higienizar sua prótese, forre a pia com uma toalha. Caso a dentadura caia durante o manuseio, os riscos de uma fissura serão menores.


A prótese removível total deve ser limpa depois de cada refeição. Para isso, deve ser utilizada uma escova própria para dentaduras ou escova de cerdas macias, pasta de dente, água e sabão. O acúmulo de tártaro pode provocar mau cheiro e diminuiu a vida útil da dentadura.


Não devem ser utilizados produtos como água sanitária e pós de limpeza, eles descolorem e arranham o acrílico.


Durante a noite, a prótese deve ser removida e mantida em um recipiente com água e bicarbonato de sódio ou produtos efervescentes, próprios para a limpeza química de dentaduras. Esse tipo de produto tem sido muito útil para idosos e pessoas com problemas de coordenação motora, que não conseguem realizar corretamente a limpeza mecânica da prótese.


Como fazer a higiene bucal de uma pessoa que não tem dentes?


Uma pessoa que usa prótese removível total deve ter alguns cuidados com a higiene da boca. Com uma escova de cerdas macias e pasta de dente, ela deve escovar a língua com movimentos suaves. Além disso, são recomendados bochechos com antissépticos bucais ou uma mistura de um copo de água filtrada e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.


É recomendado utilizar produtos de fixação?


Os pós adesivos quase nunca são necessários, devendo utilizá-los somente sob orientação médica. O uso contínuo desses produtos aumenta a pressão exercida pela prótese, causando contração das gengivas. Isso tornará a dentadura ainda mais instável, sendo necessária a utilização de uma quantidade maior do pó fixador, gerando um ciclo vicioso.


Quanto tempo dura uma dentadura?


Uma prótese total removível tem vida útil de, no máximo cinco anos. O dentista deverá, então, fazer uma análise que envolva questões estéticas e de saúde bucal, como a reabsorção óssea e o desgaste dos dentes, para indicar ou não uma nova dentadura.


Técnico em prótese dentária.O que fazer se minha prótese quebrar?


Não tente consertar sua dentadura sozinho. Se tentar colá-la, além de não conseguir encontrar o encaixe perfeito, dificultando o trabalho do protético que for repará-la, o desnível causado pelo remendo pode provocar ferimentos na boca. Há também o risco de liberação de substâncias tóxicas presentes na cola, o que pode ser prejudicial para o organismo. Procure seu edntista ou um protéico para tentar solucionar o problema.


Como é a adaptação?


É normal que o paciente sinta algum desconforto e dor nos primeiros dias de uso da prótese removível total. É normal também que a pessoa sinta náuseas e dificuldade na fala. Isto é passageiro. O recomendado é que a dentadura seja utilizada pelo máximo de tempo possível, o que torna a adaptação mais rápida.


Podem surgir irritações ou dores nos tecidos da boca. Esse problema é resolvido com pequenos retoques que o dentista pode fazer em sua prótese para adaptá-la melhor.


A fixação se torna melhor à medida em que os músculos faciais se acostumarem com as novas condições.


Que cuidados devo tomar durante as refeições?


Nos primeiros dias, deve-se dar preferência aos alimentos mais fáceis de mastigar. Aos poucos, introduza alimentos sólidos e mastigue devagar. Depois de cada refeição a prótese deve ser removida para higienização.


Como inserir e remover a prótese?


A prótese deve ser colocada com as duas mãos e sem forçar. Nos primeiros meses talvez seja necessária a ajuda de um espelho. É bom forrar a pia com uma toalha, pois, dessa forma, em caso de queda, a prótese não sofrerá danos.


Porque as próteses totais removíveis machucam?


Isso ocorre porque é muito difícil fazer uma dentadura que não precise de pequenos reparos para ajustar-se melhor. Como sua superfície é dura e o tecido da boca é mole e sensível, qualquer deformação pode provocar inflamações e ulcerações na gengiva. Se isso ocorrer, fale com seu dentista, pois ele realizará os reparos necessários.

 

Implante Dentário  <<--  Cuidados com a Prótese Dentária  -->>  Higiene Bucal